Edifício save
CENÁRIO
O Corona Vírus foi apenas o princípio de uma Nova Era, com a expansão da população mundial, a interferência entre o ser humano em ambientes silvestres se tornou cada vez maior, disseminando as mais diversas e desconhecidas zoonoses.
Estamos em 2050, vírus, bactérias, fungos e protozoários estão cada vez mais potentes, sendo necessário que as pessoas não deixem seus lares, pois caso contrário, elas morrem.
O ser humano explorou tudo o que podia da natureza para adquirir novas tecnologias e com isso, conseguiram dominar a gravidade.
Iniciativas governamentais e privadas tiveram que ser tomadas para que a economia não parasse e as pessoas conseguissem sobreviver, portanto, o mundo foi dominado pelo sistema Delivery.


O EDIFÍCIO
Como as pessoas não podem mais sair de casa, os mais diversos tipos de serviços, públicos ou privados, que chegam até a residência de cada um.
São diversos os tipos de serviços prestados por meio desse sistema delivery, dentre eles estão a assistência médica e hospitalar, com compactos consultórios dentro das cápsulas, serviços de distribuição e comercialização de medicamentos e alimentos, funerários, entre outros.
O edifício Save é formado por cápsulas e um tronco. No tronco ficam armazenados os produtos, feramentas e o necessário para que o edifício funcione, já as cápsulas funcionam como o principal veículo de serviços, pois tem a capacidade de se desprender do tronco e voar ao destino da entrega.
O sistema desse edifício está todo difundido pela cidade de São Paulo e cada um abriga um determinado tipo de serviço.
Cada apartamento possui uma "janela" em sua fachada destinada ao pouso e entrega dos produtos contidos na cápsula. Depois que o morador recebeu o que era necessário, a cápsula volta ao seu local no edifício.



REFERÊNCIAS
NAKAGIN CAPSULE TOWER
O arquiteto Kisho Kurokawa desenvolveu no Japão um prédio feito de ‘cápsulas’, cada uma com aproximadamente 30 m².Ao todo são 140 ‘cápsulas’ que possuem equipamentos básicos de habitação.
A formação do edifício foi elaborada de forma que cada ‘cápsula’ se conecte à estrutura principal, e isso com apenas quatro parafusos de alta tensão.
