top of page

Metz - omniturm

gotham03brkzp.jpg

FICHA TÉCNICA 

ANO: 2015 (Projeto) 2017-2019 (Construção)

 

LOCALIZAÇÃO:  Große Gallusstraße 16-18 - Frankfurt, Alemanha

 

FUNÇÃO: Uso misto (Residencial e Comercial)

 

ÁREA: 70.000 m²

 

ALTURA: 189,9 metros, com 46 pavimentos

 

ESCRITÓRIO DE ARQUITETURA: BIG

 

EMPREENDEDOR: Tishman Speyer Properties

 

PROJETO ESTRUTURAL: Bollinger + Grohmann

CONSTRUTORA: Adolf Lupp


CERTIFICAÇÃO ENERGÉTICA: LEED Platinum

LOCALIZAÇÃO 

Große Gallusstraße 16-18 - Frankfurt, Alemanha

Omniturm situa-se no centro do distrito financeiro de Frankfurt, na Alemanha. A quinta maior cidade da Alemanha tem mais de  700 mil habitantes, sendo assim a mais populosa. Frankufurt é considerada o centro financeiro do país e a verticalidade de suas edificações a destaca das demais cidades alemãs.

A temperatura média diária varia entre 1.5 °C em Janeiro no inverno a 20 °C em Julho no verão. As chuvas são bastante comuns e bem distribuídas ao longo de todo o ano sendo mais comuns durante o verão. Frankfurt não recebe muita luz solar, nos melhores meses de Maio a Agosto o dia tem duração de 7 a 8 horas.

mapimage%2520(1)_edited_edited.jpg
mapimage%20(3)_edited.jpg
Image002_edited_edited_edited.jpg
Frankfurt Skyline.jpg
Captura de tela 2021-02-18 104128.png
Captura de tela 2021-02-18 104006.png

O edifício é facilmente acessível por transporte público e privado, a estação de trem mais próxima está a uma distância de 450m a pé, que integra 8 das 9 linhas de trem de Frankfurt.  A boa localização no centro do distrito financeiro garante aos usuários uma grande variedade de restaurantes, lojas, espaços culturais e de lazer.

Captura de tela 2021-02-18 114618.png

IMPLANTAÇÃO

Com a construção do Omniturm, o cruzamento em que está localizado se tornou o primeiro na Europa com 4 edifícios maiores que 100 metros de altura A área continua se desenvolvendo e está prevista a construção de 4 torres (FOUR Frankfurt) adjacentes ao lote. O Edifício garante um respiro dentro dessa área densamente construída com o parque e praça construída recentemente a sua frente.

O Prédio conta com 5 acessos ao nível da rua, além do acesso para o estacionamento subterrâneo. Três acessos públicos utilizados por aqueles que trabalham no edifício ou irão usufruir do restaurante, um acesso exclusivo residencial para os moradores e um acesso para carga e descarga.

020_METZ_Image_by_BIG_-_Bjarke_Ingels_Gr
012_METZ_Image_by_BIG_-_Bjarke_Ingels_Gr
BIG-.-Omniturm-.-Frankfurt-afasia-13.png
01__METZ_Image_by_BIG_-_Bjarke_Ingels_Gr

SOLUÇÃO FORMAL

O Omniturm caracteriza-se por um volume básico retangular com o deslocamento de lajes que criam sua identidade e marcam os diferentes usos presentes no edifício. Na base cria-se mezaninos, galerias e terraços verdes que marcam os espaços de acesso público. No meio pelo que é chamado de “cintura”, o deslocamento em espiral propõe criar terraços e espaços externos para os moradores.

 

O discurso para a forma do espaço residencial não se justifica porque ao criar esses terraços cria-se também sombreamento para aqueles que estão em andares inferiores ou nos locais onde o prédio recua. Moradores desses apartamentos não terão terraços e terão menos acesso a luz direta solar que é tão incipiente nessa região, na Alemanha.

SOLUÇÃO FUNCIONAL

O edifício comporta mais do que 43.850 m² de espaço para escritórios, aproximadamente 8.175 m² de espaço residencial e 1.579 m² de espaços de acesso público. A intenção do projeto é oferecer espaços flexíveis para que vá de encontro com as demandas de eficiência e funcionalidade de grandes empresas proprietárias e, ao mesmo tempo, moradores em todos os aspectos. Busca-se a mistura de empresas tradicionais e escritórios criativos e coworking, propondo layouts diferentes para cada tipo de empresa, a arquitetura permite essa flexibilidade para conformação de espaços.

divisão de usos da torre.png

Layouts escritórios 'high rise'

Layouts escritórios 'low rise'

OMNITURM ELEVAÇÃO TRASEIRA
OMNITURM ELEVAÇÃO DIREITA
OMNITURM ELEVAÇÃO ESQUERDA
OMNITURM CORTE AA
OMNITURM CORTE BB

CIRCULAÇÃO DE SAÍDA DE EMERGÊNCIA

CORTE AA FLUXO DE SAÍDA DE EMERGÊNCIA
CORTE BB FLUXO DE SAÍDA DE EMERGÊNCIA
OMNITURM PLANTA TÉRREO FLUXO DE SAÍDA DE EMERGÊNCIA

ESTRUTURA

A estrutura de fundação é composta por uma combinação de radier e estacas. Mais de 50 estacas com comprimentos de até 27 metros suportam  o arranha-céu. O solo do centro de Frankfurt não é favorável para construção de edifícios em altura, a primeira camada de solo é a chamada “Frankfurt Clay”, portanto um solo argiloso, que deforma fortemente sob pressão. Alguns edifícios tiveram recalque de vários centímetros, por isso a fundação que combina radier e estacas é a mais recomendada para a área atualmente.

Os pilares se localizam deslocados da fachada possibilitando uma vista irrestrita através das janelas. Os espaços públicos, na base, e residenciais, no meio, são deslocados do eixo vertical do edifício, o que significa que nesses andares as seções estruturais tiveram que ser otimizadas para minimizar os gradientes de deflexão dos pilares. Subdividiu-se pilares nessa área central do edifício criando pilares inclinados para conseguir com eficiência

Captura de tela 2021-02-18 103512.png

AUTOR

IMG_20191227_193917_899%20(1)_edited.jpg
IMG_20191227_193917_899%20(1)_edited.jpg

álvaro a. orion

Estudante de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de Brasília. Cursando atualmente o 8° semestre

BIBLIOGRAFIA

bottom of page