Metz - omniturm


FICHA TÉCNICA
ANO: 2015 (Projeto) 2017-2019 (Construção)
LOCALIZAÇÃO: Große Gallusstraße 16-18 - Frankfurt, Alemanha
FUNÇÃO: Uso misto (Residencial e Comercial)
ÁREA: 70.000 m²
ALTURA: 189,9 metros, com 46 pavimentos
ESCRITÓRIO DE ARQUITETURA: BIG
EMPREENDEDOR: Tishman Speyer Properties
PROJETO ESTRUTURAL: Bollinger + Grohmann
CONSTRUTORA: Adolf Lupp
CERTIFICAÇÃO ENERGÉTICA: LEED Platinum
LOCALIZAÇÃO
Große Gallusstraße 16-18 - Frankfurt, Alemanha
Omniturm situa-se no centro do distrito financeiro de Frankfurt, na Alemanha. A quinta maior cidade da Alemanha tem mais de 700 mil habitantes, sendo assim a mais populosa. Frankufurt é considerada o centro financeiro do país e a verticalidade de suas edificações a destaca das demais cidades alemãs.
A temperatura média diária varia entre 1.5 °C em Janeiro no inverno a 20 °C em Julho no verão. As chuvas são bastante comuns e bem distribuídas ao longo de todo o ano sendo mais comuns durante o verão. Frankfurt não recebe muita luz solar, nos melhores meses de Maio a Agosto o dia tem duração de 7 a 8 horas.






O edifício é facilmente acessível por transporte público e privado, a estação de trem mais próxima está a uma distância de 450m a pé, que integra 8 das 9 linhas de trem de Frankfurt. A boa localização no centro do distrito financeiro garante aos usuários uma grande variedade de restaurantes, lojas, espaços culturais e de lazer.

IMPLANTAÇÃO
Com a construção do Omniturm, o cruzamento em que está localizado se tornou o primeiro na Europa com 4 edifícios maiores que 100 metros de altura A área continua se desenvolvendo e está prevista a construção de 4 torres (FOUR Frankfurt) adjacentes ao lote. O Edifício garante um respiro dentro dessa área densamente construída com o parque e praça construída recentemente a sua frente.
O Prédio conta com 5 acessos ao nível da rua, além do acesso para o estacionamento subterrâneo. Três acessos públicos utilizados por aqueles que trabalham no edifício ou irão usufruir do restaurante, um acesso exclusivo residencial para os moradores e um acesso para carga e descarga.




SOLUÇÃO FORMAL
O Omniturm caracteriza-se por um volume básico retangular com o deslocamento de lajes que criam sua identidade e marcam os diferentes usos presentes no edifício. Na base cria-se mezaninos, galerias e terraços verdes que marcam os espaços de acesso público. No meio pelo que é chamado de “cintura”, o deslocamento em espiral propõe criar terraços e espaços externos para os moradores.
O discurso para a forma do espaço residencial não se justifica porque ao criar esses terraços cria-se também sombreamento para aqueles que estão em andares inferiores ou nos locais onde o prédio recua. Moradores desses apartamentos não terão terraços e terão menos acesso a luz direta solar que é tão incipiente nessa região, na Alemanha.




SOLUÇÃO FUNCIONAL
O edifício comporta mais do que 43.850 m² de espaço para escritórios, aproximadamente 8.175 m² de espaço residencial e 1.579 m² de espaços de acesso público. A intenção do projeto é oferecer espaços flexíveis para que vá de encontro com as demandas de eficiência e funcionalidade de grandes empresas proprietárias e, ao mesmo tempo, moradores em todos os aspectos. Busca-se a mistura de empresas tradicionais e escritórios criativos e coworking, propondo layouts diferentes para cada tipo de empresa, a arquitetura permite essa flexibilidade para conformação de espaços.

Layouts escritórios 'high rise'




Layouts escritórios 'low rise'













CIRCULAÇÃO DE SAÍDA DE EMERGÊNCIA


%20saida_jp.jpg)
ESTRUTURA
A estrutura de fundação é composta por uma combinação de radier e estacas. Mais de 50 estacas com comprimentos de até 27 metros suportam o arranha-céu. O solo do centro de Frankfurt não é favorável para construção de edifícios em altura, a primeira camada de solo é a chamada “Frankfurt Clay”, portanto um solo argiloso, que deforma fortemente sob pressão. Alguns edifícios tiveram recalque de vários centímetros, por isso a fundação que combina radier e estacas é a mais recomendada para a área atualmente.
Os pilares se localizam deslocados da fachada possibilitando uma vista irrestrita através das janelas. Os espaços públicos, na base, e residenciais, no meio, são deslocados do eixo vertical do edifício, o que significa que nesses andares as seções estruturais tiveram que ser otimizadas para minimizar os gradientes de deflexão dos pilares. Subdividiu-se pilares nessa área central do edifício criando pilares inclinados para conseguir com eficiência






AUTOR
_edited.jpg)
_edited.jpg)
álvaro a. orion
Estudante de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de Brasília. Cursando atualmente o 8° semestre
BIBLIOGRAFIA
OMNITURM - The Skyscraper Center
OMNITURM | HOME: Work Life United
BIG's 'omniturm' tower with shifted floorplates takes shape in frankfurt (designboom.com)
bjarke ingels group's shifting omniturm tower in frankfurt nears completion (designboom.com)
BIG projeta arranha-céu para Frankfurt | ArchDaily Brasil
BIG | a f a s i a (afasiaarchzine.com)
Omniturm_Frankfurt (siteco.com)
Omniturm (bollinger-grohmann.com)
Case_Study_OMNITURM_EN.indd (allplan.com)
OmniTurm Hybrid-Hochhaus Große Gallusstraße | B&V Braun Canton Architekten GmbH (bv-architekten.de)
Meeting Rooms in Omniturm - Conference and Meeting Venues - Regus Honduras
FRANKFURT | OMNITURM | 190m | 623ft | 45 fl | Com | Page 11 | SkyscraperCity
A torre OMNITURM de Frankfurt está subindo em direção ao céu - Rodovias hoje (highways.today)
OmniTurm Frankfurt - Skyscraper designed by BIG Bjarke Ingels (skylineatlas.com)
Foundations of Frankfurt High-Rise Buildings - SKYLINE ATLAS in